domingo, 8 de janeiro de 2012

Feliz Dia Nacional do Yaoi - Especial Naono Bohra!




Olá gente! Hoje é um dia muito especial! É o Dia Nacional do Yaoi, por isso hoje teremos um pequeno post especial onde falarei de minha manga-ka favorita:




Eu lhes apresento Naono Bohra, também conhecida como 直野ぼけら, Naono Bokera e Naifu (que é o seu cículo de doujinshis), essa japonesa geminiana, nascida no dia 11 de Junho e dona de uma mente pra lá de criativa, além de um traço no mínimo peculiar.




Meu primeiro contato com a obra dessa manga-ka não foi dos melhores, devo confessar. Foi quando eu, sem conhecer nada da Naono, baixei uma one-shot e assim como muita gente, e me choquei com o traço dela, algo meio ‘rude’, meio ‘cru’. Comecei a ler e notei que era um manga yaoi ‘oyaji’ (gênero dentro do yaoi que eu nem sabia que existia - envolve um homem mais velho, por volta dos 50 anos) e isso meio que despertou meu interesse. Nunca tinha visto isso em um maga, até então... Ukes não eram só aqueles garotos bonitinho e delicados? Por que eu estava vendo um ‘velho’ de 50 anos ser uke de um rapaz mais novo?



Isso era totalmente diferente do que eu estava acostumada, era o rompimento dos clichês que eu lia quase sempre que baixava um maga yoai! Não tardei a procurar mais material dela e me surpreender com sua capacidade inovar, reinventar os temas, procurar novidades! Achamos de tudo no trabalho da Naono Bohra, desde namoro de garotos do colegial, até demônios, dragões, lobisomens, espíritos ancestrais... e ZUMBIS! Tudo isso passando pelo garoto apaixonado pelo vizinho velho, o adolescente com fobia de ver gente nua, o empresário bem sucedido que contrata um jovem para se prostituir, o michê que se apaixona pelo homem de meia idade deficiente físico...


Esse é o diferencial da Naono! Ela aborda temas que jamais imaginaríamos ver no ‘mundo perfeito’ do yaoi, mas que estão por aí, pela realidade, em toda parte! Se hoje sou uma fã de Oyaji, a culpa é toda dela, afinal, nem todos os gays são lindos, jovens e com corpos perfeitos! Ela, mesmo em seus trabalhos de fantasia, dá uma grande dose de realidade e verossimilhança aos seus trabalho, transformando-a em uma das manga-kas mais cultuadas da atualidade, a despeito do traço ‘estranho’, o qual, com o passar das páginas, passa a se encarado pelos leitores como um dos tantos ‘charmes’ que essa artista detém!


Em 15 anos de carreira, Naono já publicou mais de 60 trabalhos, entre mangás, doujinshis e artbooks! Realmente, é uma manga-ká que todo fã de yaoi deveria conhecer, pois com certeza os encantará!

Segue uma lista de alguns trabalhos dela, além de dois links onde vocês pode encontrar os trabalhos dela para download em inglês!

Nome Genre Year
Circle Sports, Supernatural, Yaoi 2011
Climax Shotacon, Yaoi 2008
Dakishimetakunai Action, Comedy, Drama, Fantasy, Romance, School Life, Smut, Supernatural, Yaoi 2002
Dokunoaji Fantasy, Shounen Ai 2003
Eyeshield 21 dj - Devil Mania Doujinshi, Yaoi --
Eyeshield 21 dj - Devil Mania #5 - Doragon Crime Doujinshi, Drama, Sports, Yaoi 2003
FO-KU Yaoi --
Gag Manga Biyori dj - Kimi wa Kanpeki Doujinshi, Yaoi --
Hada no Ue no Renai Jijou Yaoi 2009
Hajishirazu na Yoru Drama, Romance, Yaoi 2004
Hands Off!! Comedy, Shounen Ai 2010
Harem Days Comedy, Romance, Smut, Yaoi 2008
Hinata Romance, Yaoi 2010
Hitomi dj - Sakayume no Niwa Comedy, Doujinshi, Historical, Supernatural, Yaoi 2009
Hohoemi no Nichijou Drama, Romance, Smut, Tragedy, Yaoi 1999
Hoshi to Tsuki School Life, Yaoi --
Hoshigari na Kimi to Futsutsuka na Boku Drama, Historical, Romance, Yaoi 2003
Ikujinashi no Shiawase Comedy, Smut, Supernatural, Yaoi 2007
Initial D dj - Anagura no Yoru, Shuuake no Asa Doujinshi, Yaoi 2003
Initial D dj - Night Owls Doujinshi, Yaoi 2001
Jouzetsuna Yubi Drama, Romance, Yaoi 2007
Kimi ni Sasayaku Mirai Drama, Fantasy, Romance, Supernatural, Yaoi 2005
Koi no Yami Historical, Romance, Yaoi 2009
Mawaru Sekai no Kimi to Boku School Life, Yaoi 2010
Mawaru Sekai no Kimi to Boku dj - Meguru Sekai no 60 Byou Doujinshi, Yaoi 2010
Mori ni Shizumu Tsuki Fantasy, Shounen Ai 2002
Mori no Koe Fantasy, Yaoi 2002
Mori no Kurashi Fantasy, Shounen Ai 2004
Motte Meisubeshi Historical, Yaoi 2006
Naruto dj - Guruguru Guruguru Doujinshi, Shounen Ai 2000
Naruto dj - Guruguru Tornado - Aiyoku Doujinshi, Shounen Ai 2000
Naruto dj - Slave of Love Doujinshi, Shounen Ai 2003
Organic Sci-fi, Yaoi 1996
Otoyami no Mori - Yume no Koe Adult, Drama, Fantasy, Yaoi --
Pillow Talk + Holiday Yaoi 2009
Please Give Me! Yaoi 2009
Power of Love! Yaoi 2009
Renai Nenrei Comedy, Romance, Yaoi 2008
Renai Nenrei dj - Himitsu Doujinshi, Yaoi 2009
Secret News Comedy, Romance, Yaoi 2009
Tamago no Hi Action, Adventure, Comedy, Drama, Fantasy, Horror, Romance, Shoujo 2004
Three Wolves Mountain Comedy, Drama, Fantasy, Yaoi 2003
Toware no Mi Fantasy, Supernatural, Yaoi 1997
Urahara to Jirenma Yaoi 2010
Yami ni Tooboe, Mune ni Toge Comedy, Drama, Fantasy, Romance, Yaoi 2006
Yokubou Shounen Comedy, Drama, Fantasy, Romance, School Life, Smut, Supernatural, Yaoi 2006
Yoru Utau Mori Fantasy, Yaoi 2001
Yubisaki no Koi Comedy, Drama, Supernatural, Yaoi 2001
Yume ni Tobu Tori Drama, Fantasy, Romance, Yaoi 2000
Yumeoi no Mori Fantasy, Yaoi 1998
Yuuwaku Sentiment Drama, School Life, Yaoi 2008
Zurui Otoko (NAONO Bohra) Yaoi 2009
Fonte: http://www.mangaupdates.com/


Para baixar mangás em inglês, recomendo:

12 comentários:

  1. Tem como não não amar a Naono Bohra?! Eu nem sei dizer qual obra dela é minha favorita. E os oyaji dela... PURO AMOR.

    Só não entendi a parte do "traço estranho", né... XD A arte dela é LINDA. Uma das mais bonitas dentro do yaoi.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu post. Ela é uma das minhas mangakas preferidas, sem dúvida.

    Mas concordo com a Sarah!! Acho a arte da Naono Bohra absolutamente linda *_*

    ps: Também é culpa dela que eu passei a curtir Oyaji.

    ResponderExcluir
  3. É claro que eu não seria a unica a postar sobre Naono sensei...alias, se eu fosse a unica ficaria triste, poxa Naono sensei é uma das minhas favoritas, por culpa dela eu comecei a amar os yaoi com oyaji's XD

    A arte da Naono é de mais! Concordo com o estranho, tem uma certa estranheza, é um traço bem rigido, forte, mas eu o amo muito, torna as cenas ainda mais picantes...

    Belo texto Ryoko!!! Acho que não podia ter melhor escolha pra o nosso yaoi day!!

    ResponderExcluir
  4. Eu AAAAAMO a Naono *-*
    Tem um site em ingles que tem tooodos os trabalhos delas pra downloa... até colocariao link aqui, mas ele esta salvo nos favoritos do meu outro pc xD
    hahaha
    beijooos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Muito obrigada por me apresentar esta autora :D vou começara ler os trabalho dela !
    Feliz Dia do Yaoi !!!!

    ResponderExcluir
  6. Primeiro de tudo. Samila, eu adoro as suas histórias, mesmo que nunca tenha comentado nelas.

    Eu fui atrás dessa Naono esperando ver algo revolucionário ou pelo menos UM POUQUINHO diferente... E li uma one-shot online (Renai Tsuu) que sinceramente me desanimou completamente. Sim, ela escreve sobre caras mais velhos, mas ela não sai do clichê. Porque os caras são sexys - isso eu esperava que fossem, mesmo - e, e é aí que está o problema!, eles se comportam como garotinhas adolescentes. Pelo mnenos nesse Renai Tsuu. Me deu vergonha. :/ Eu quero caras de 50 anos que tenham maturidade de caras de 50 anos. Fora isso, traço bonito, como o de muitas autoras yaoi por aí... E só. Triste.

    Nesse Renai Tsuu eu vi uma coisa inédita: um personagem secundário feio! Sim, era um senhor gordinho e careca que tava lá pra conversar com o protagonista como um igual (e não um tutor e tal - alguém que a gente automaticamente descarta do círculo de personagens dispostos a romance) e pensei "oba! um avanço!", até que eu vi, algumas páginas à frente, que ele só estava lá para ser xingado de gordinho careca pela paixãozinha do protagonista. Acabou a minha festa. Clichês por toda parte...

    Mas vamos que vamos.

    Ah, e feliz dia do yaoi atrasado! (Que eu nem sabia que existia!)

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho te Stalkeado lá no ONE desde que um amigo meu me indicou um texto seu falando algo do tipo:

    "Lembra que cê disse que gosta do Fausto do Goethe? Conhece o Fausto da Samila? Dá uma olhada nele."

    Eu ainda não adquiri o seu livro.
    Acho que no começo esse meu amigo só queria tirar uma comigo, mas acabei gostando muito da forma como você narra e descreve, é realmente envolvente.

    Pretendo conseguir o livro em breve e, se possível, autografado ;D

    Você ganhou mais um fã.
    E decidi parar de comentar todos os seus textos lá no ONE depois que descobri o muralzinho dos comentários da semana, será que fica estranho se eu aparecer com mais de 13 comentários e todos em textos seus? xD

    A acompanho a partir de hoje e espero poder conversar com você em breve.

    Até mais =]

    ResponderExcluir
  8. @Sarah É impossível não amar a Naono, após conhecer bem o trabalho dela! Definitivamente, uma das artistas mais completas do Japão! Mas vamos concordar que o traço dela está fora do que costumamos ver nos mangás yaoi... Não que isso o torne feio, de maneira alguma! É lindo, mas p-elo menos para mim, causou estranheza a princípio...

    @Loveless hauhaa, opa, bom saber que não fui apenas eu puxada para o lado oyaji do amor... hauahaua! Eu virei fã do gênero realmente... é tão fofoooo! *-

    @Lyli minha linda! De fato, a Naono não podia ficar com apenas um post! E eu adorei o seu, por falar nisso! E sim, é isso mesmo que eu acho do traço dela: forte! E nhai, os lemons dela são... nhamy nhamy nahmy! *-*

    @Habanero saudades de ti, menina! Nhai! Mais uma para o fã club da Naono! Uhuuu! XD E eu acho que esse site que você falou foi esse penultimo que eu indiquei no final do post, não? Se não for, trate de me passar o mesmo, mocinha! Hhehehe! Beijinhos!!!

    @D~ Vai com fé, baby! Se quiser ler umas resenha, tem no blog da Lyli Kouga! http://lylikouga.wordpress.com/2012/01/08/naono-bohra

    @TimeParadox Poxa, eu vou te dar uma má notícia... você escolhei logo o pior trabalho dela para conhecê-la! Nem eu, que sou mega fã, gostei desse ‘-’ Não é um dos bons Oyaji dela... É chato e clichê >.< Se eu estivesse no meu PC, dava uma olhada na pasta que tenho dela e te recomendava uns (pois sou terrível para decorar nomes), mas por hora, que eu recorde, acredito que você pode gostar da série dela No Mori, que é com demônios que fazem magias cantando... acho a série toda muito bela... Espero que possa mudar essa má impressão que essa história deixou >.<
    Nhaii... ~_~


    @MindHazard (adorei esse nick) Noss,a faz tempo que não entro no One... tenho que reparar isso, mas é tanta coisa para fazer que fica difícil >.< E bem, nhai, espero que seu amigo não estivesse te trollando, eu ficaria triste, hehehe.... Fico feliz que tenhas gostado do meu jeito de escrever... e agradeço muito por seus comentários, vou lá lê-los e respondê-los *-*
    Nhai, fiquei felizinha agora, heheheh! Muito obrigada mesmo por ler meus trabalhos >.<
    Beijinhos, e até breve!

    ResponderExcluir
  9. Eu achei o Nyah \o/ (Tinha dito lá no ONE que não tava encontrando xD)

    Eu ia esperar até seu próximo post aqui, mas tenho medo de acabar esquecendo xD
    Você já leu Fruits Basket? É que desde que li o Fred, que comentava sobre os duendes, e agora que li a Fafinc do Naruto e do Gaara, não paro de achar algumas semelhanças :B

    Desculpa, eu não gosto quando o meu trabalho é comparado ao de alguém e talvez você não goste do comentário... mas é que eu adoro muito a Natsuki (autora de Fruits Basket) e sou apaixonado por todo o drama dos personagens dela xD

    Dai acabei notado que vocês duas são parecidas, mas a Natsuki não escreve Yaoi e tem coisas nos seus textos que... Nâo vou mentir que eu tou aprendendo um bocado e_é

    Bom, é isso :B
    Como eu adoro a Natsuki e achei você parecida com ela, acho que não tinha como eu não acabar adorando você também xD

    E você me fez ganhar o dia quando disse que gostava do meu nick, não mudarei ele jamais *-*

    Se puder... aqui tem um link de uma história minha da qual me orgulho muito '-'
    dá uma olhada xD
    Ainda tou resolvendo uns problemas com o lay do site... e ainda me falta inciar e concluir uma porrada de projeto...
    Mas se tiver um tempo, dá uma olhada. Obrigado =]

    Link:
    http://www.mindhazard.net/blog/2010/10/25/contos-das-horas-de-uma-noite-sem-constelacao/#more-19

    ResponderExcluir
  10. Ah, você me achou! *corre para as montanhas*
    hehehe, meu perfil no nyah ta meio abandonado, assim como no one, assim como na vida... E sim, eu li e AMEI Furuba! Aquele mangá é lindo demais, e ter meus textos comparados àquela obra-prima dá vontade de enfiar a cabeça num buraco para esconder o rosto corado XD
    Mas eu não me recordo de ter usado nenhum referência de Furuba, então, se aconteceu, foi nas profundezas do subconsciente.
    E bem, esse é um dos objetivos da vida: Adquirir conhecimento *-* (eu pelo menos sou uma enciclopédia de conhecimento inútil, coisas que você nem acredita que um ser humano possa ter se interessado em aprender, hauahauaa)
    E esse Nick é bão demais, muito bem pensado, e com uma sonoridade forte. Amei.
    Sobre sua história, deixarei lá o comentário =D

    ResponderExcluir
  11. Eu não aguentei até eu "ganhar" o seu livro *cof cof* e tô lendo umas coisas suas lá no ONE. Adorando babando, claro xD
    Mas deixa quieto, agora eu vou babar um pouco sobre essa autora *0*

    Mano, eu li a primeira vez, foi que eu baixei one-shots num sei aonde e tava lá um trabalho super fofo dessa autora, que depois de terminar a leitura, ficou como meu preferido *cora*
    xDD
    E sorte a minha que minha amiga também tem como essa one e a autora mesmo como uma das preferidas, que eu amei conhecer mais trabalhos dela LOL
    Tem uma clicheriaridade (essa palavra tá errada, mas ignore) que eu amei nela, mas também surpreende.
    Coitado ali de quem não gostou, tem uma one dum cara que depois de um acidente ficou surdo e paz, é essa que eu amei e babo/releio LOL
    Fiquei mó feliz quando vi aqui sobre essa autora LOLOLOL (afinal, qual yaoísta que não gosta de ver yaoi em outros lugares e ainda falando bem de uma autora aloka da vida? XD)

    ResponderExcluir
  12. Miyaneo... ah, essa do rapaz surdo é demais, né?? linda!!! nhai, essa autora realmente me cativou! e meu, as one-shot dos demônios que cantam, ha? ha? *0* meu, de morrer, babar e reviver! Amém, limões!

    ResponderExcluir