domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Lenda de Fausto


Adicionar imagemPara quem não sabe, o meu primeiro romance, A Lenda de Fausto, será lançado dia 11 de Março pela Editora Multifoco, no restaurante Sesc Centro Amapá, às 20:00h! Ainda não tenho o preço, mas estajam certos que eu estarei mandando para todo o Brasil, e possivelmente para Portugal também! Segue abaixo uma breve resenha! Você que conhece, que já leu A Lenda de Fausto, por favor, dê sua opinião, diga o que achou, divulgue, ajude essa autora estreante...
E para você que não leu ainda, mas quer conhcer... Fique aqui de olho no blog! Estarei postanto capítulos, samples e informações!
Segue uma resenha...


http://twitpic.com/422bfi (Imagem em tamanho maior)

A Lenda de Fausto de Samila Lages é um romance singular, não apenas por seu enfoque polêmico –o qual certamente chocará ao mesmo tempo em que encantará diversos leitores– mas principalmente pela forma como foi colocado. Não se trata apenas de mais uma das tantas versões da famosa lenda alemã sobre o médico que vendeu sua alma a um demônio em troca do conhecimento supremo. É isso e algo mais.

Assim como fizeram grandes escritores com Goethe, Müller, Puchkin, Fernando Pessoa e Thomas Mann, Samila Lages procurou explorar toda a simbologia embutida na personagem de Fausto: um homem capaz de tudo para deter a sabedoria e o progresso. A diferença foi no enfoque escolhido, algo totalmente inovador para uma lenda já contada e recontada tantas vezes: trata-se claramente de uma linda e sensível história de amor proibido, repleta de fantasia e drama.

Através de uma linguagem simples, mas repleta de lirismo e poesia, Samila nos apresenta a um desconhecido Doutor Fausto já no fim de sua vida. Trata-se de um homem que viveu em santidade e dedicou-se exclusivamente à medicina a fim de ajudar as pessoas, mas que agora se encontra sozinho e desamparado diante da velhice e da doença. Certamente, um coração magoado pela ingratidão humana e talvez por isso tão frágil ante as tentações de um demônio.

Belial é o Príncipe infernal do Orgulho, o que logo se nota por suas belas falas sempre repletas de ostentação e soberba. Trata-se de uma personagem simplesmente cativante por sua maldade e sinceridade, e especialmente pela sensualidade que parece emanar a cada gesto. Provavelmente apenas um demônio tão poderoso quanto aquele conseguiria através de sua astúcia e charme tornar escuro o coração de um humano destinado a ser santo.


"Desejo.

Parecia ser este o mais poderoso dom da humanidade. Não foi a toa então que teria sido esta característica da alma dos homens a responsável pela queda de Belial e de tantos outros anjos. Era o desejo que separava os demônios dos anjos, tão puros em sua ignorância. O desejo era a mais intensa demonstração da vida e isso fascinava Belial como nenhuma outra coisa.

Desejo. Era essa a verdadeira fonte de toda a existência de Belial, de seu orgulho e de sua luxúria. Era o desejo que o tornava mais demônio e mais humano ao mesmo tempo.

O desejo era o seu alimento.”


A partir dessa concepção a autora então nos apresenta aos poucos a deterioração que sofre o caráter de Fausto exposto à nefasta influência de Belial, e talvez por isso se torne ainda maior a surpresa quando se revela a verdadeira essência da obra: de maneira extremamente romântica e emocionante, Samila narra como acontece aquilo o que menos poderia se esperar diante de uma relação tão conturbada e semeada por interesses nada benignos:


“Amor.

Se o desejo era seu alimento, o amor era a sua perdição. Fora-lhe dito tantas vezes que ‘nada de bom haveria de surgir do amor de um demônio para com um humano’. Ele sabia muito bem. O passado já lhe provara a verdade dessa afirmativa. O amor era certamente sua perdição.

Mas uma perdição tão suave, tão terna, que parecia abrandar o temor e o desejo, abrandar tudo que existia em Belial.”


Com a convivência forçada o humano começa a se deixar seduzir pelo magnetismo do poderoso demônio. Ao mesmo tempo, o demônio sem notar deixa-se encantar pela pureza que insistia em permanecer no humano cujo dever era corromper. Nisso somos obrigados a encarar novamente aquela antiga batalha travada entre o bem e o mal, o pecado e a virtude, a pureza e o progresso, o desejo e o amor. Mais do que isso, vemo-nos em meio a ela, assistindo as forças opostas se chocarem repetidamente, cada vez de maneira mais dolorosa, sem saber exatamente por qual lado torcer e, sobretudo, sem conseguir decidir quais das lágrimas nós desejamos enxugar.

Por todos esses aspectos A Lenda de Fausto é um livro que promete marcar, chocar, polemizar e especialmente emocionar todos os leitores dispostos a abrir seus corações ao romance e às dores que certamente deixarão cicatrizes em cada uma das cativantes personagens apresentadas ao longo do romance.

“– Agora dorme, meu bem... Dorme, dorme, e sonha em ter uma vida sem a tentação... Sem delírios por sangue, ouro ou poder... Sonha com algo mais belo que a razão... – Belial sussurrava baixinho e cantado. – Pensa que eu serei a tua pele durante o inverno, para que o frio, em ti, não possa entrar. Apesar de minha escuridão, eu quero ser a luz em teu caminho, o sol na tua noite, água doce em teu mar... Os desejos são a escravidão da alma... Que nunca te beije a inveja... E que nunca te abracem e o ódio e o mal... Não te engrandeças com a riqueza, nem te preocupes com a pobreza. Que a nem a derrota, a dor ou a saudade te impeçam de ver que amanhã outro dia será... Dorme, dorme, e sonha em ser, do teu maior tesouro o guardião: o amor que a ti destinei, pois contigo ele sempre estará... Dorme, dorme... Que aqui contigo eu estarei... As nuvens serão teu colchão, e nem o vento ou a brisa deixarão de te acariciar, como se fossem minha mão, pois meu caro, tu és meu Deus...”

29 comentários:

  1. Que bela capa, garota. Muito estilosa. Essa resenha ficou muito legal, quem escreveu?
    -
    Confio na sua qualidade, o livro deve estar ótimo. Espero com ansiedade pelo dia 11.
    -
    Claro que eu não ia ficar sem fazer piadinha: só essa tua foto vai vender metade da tiragem, ficasse a maior gata! :D

    ResponderExcluir
  2. Pela resenha parece ser um ótimo livro, os trechos também foram bem escolhidos e acima de tudo parece que será capaz de nos surprender e encantar. Parabens pelo lançamento.

    ResponderExcluir
  3. Opa, ID! Obrigada! E bem, obrigada pelo comentário da foto... hahaha! pena que eu não estoumais com esse cabelo da foto XD Beijos!

    ----

    Icelo, muito obrigada! Espero que esse livro consiga realmente encantar os leitores! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda. Gostei muito da historia. Deve ser bem intrigante! *-*
    Vc escreve super bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. WOOOOOOOOOOOOOOOW...
    eu quero eu quero eu quero ;-;
    só espero que o livro não seja muito caro :B
    mas é. Parabéns, você merece!
    Já pensou se fizerem um livro sobre 'The Purest Form Of Love'? *sonho*
    eu comprarei todos vindo de você. e se der, com um autógrafo :D

    2bjos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo seu interesse, Paaloma! eu não se preocupe, pois uma das coisas legais da Multifoco são os preços deles, nada abusivos! ^^
    E nhai, livro de Purest? Bem;... é algo a se pensar, não? ^^
    Eu pelo menos ficaria muito feliz =D
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Samila... Ainda parece um sonho!
    Fausto foi a primeira Fanfic grande que li, arrisquei, já que costumava ler apenas one-shots de outros animes. Nunca havia lido algo parecio
    E como o meu palpite fora bom!
    Um dos melhores livros que já, tenhas certeza! Apesar da linguagem simples, os personagens cativam, a luxúria e a soberba de Belial me encantam, enquanto a pureza de Fausto me amolece o coração.

    Digo-lhe que este foi um dos livros que me marcou muito. Comecei a lê-lo pelo Nyah!, logo depois de acabar Entrevista com O Vampiro. Me marcou por que foi quando comecei a entrar mais firmemente no mundo do literatura.
    Estava cansada dos romances clichês e das histórias repetitivas as quais eu não atribuia nenhum interesse.
    Depois disso, descobri um tipo de literatura que me agrada e que me emociona.
    Quantas vezes me emocionei com este livro? Incontáveis vezes!

    Samila, tu estás de parabéns, minha querida.
    Espero ansiosamente para o lançamento de o Trilho do Diabo e Belial - Relatos da queda. Por que eles ainda irão ser lançados, tenha certeza!

    ResponderExcluir
  8. ouxi, Ju... Não faz eu chorar... Pelo menos não no trabalho... Ain, fiquei tão emocionada agora ç_ç
    Poxa, muito obrigada! eu fico tão feliz que Fausto tenha sido importante para você... Isso só o torna mais precioso ainda para mim. Saber que consegui com minhas palavras emocionar alguém... Isso não tem preço, meu bem! não mesmo!
    E bem, O trilo do Diabo eu não tenho quase nada ainda, mas Relatos da Quede deve de fato virar livro tão logo eu o Termine... já comecei a conversar com editora e tals ^^
    Poxa, Ju! Mil vezes obrigada per suas palavras tão cheias de carinho, pelo seu apoio, por tudo!

    mil beijos

    Sam

    ResponderExcluir
  9. Esses são o momentos que eu queria morar aí e acompanhar toda a sua trajetória ç_ç
    Não chora não, Sam <3 (posso te chamar assim?)

    Uma série toda com Belial... GENTE <3

    ResponderExcluir
  10. *Aperta a Ju* OUXIII ç_ç
    e sim, pode sim ^^
    E nhai, uma trilogia seria chique, não? XD

    ResponderExcluir
  11. Isso é totalmente demais *___*

    Eu acompanhei a história desde o início, e já devo ter relido mais de dez vezes, de tão maravilhosa que é *___*

    Te desejo muito sucesso com esse livro ^^

    ResponderExcluir
  12. Olá, Smile ^^ Muito obrigada por sua energia positiva! Fico muito feliz que tenhas gostado dA Lenda de Fausto!
    Obrigada pelo apoio e beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oooow my God!!! Esses são o momentos que eu queria morar aí e acompanhar toda a sua trajetória ² Caramba, perfeito!!! Como estou eufórica com o que li de seu livro, você não tem noção XD Infelizmente passei a acompanhar a história agora, mas, nossa! Foi amor à primeira vista. Me deu forças e coragem pra continuar o meu também -.- Estou na torcida para que tudo dê certo!! E, óh, já vai separando o meu aí, heein XD Sedex pro RJ \õ/ Falta pouco pra ser lançado mas a espera é inquietante >_< uhasuhasha Ganbatte yo, Samila!! ;**

    ResponderExcluir
  14. Nhai, Su (posso chamar assim?)
    Muito obrigada pelo carinho! E que bom que gostou desse comecinho... eu GARANTO que ele fica beeemmm melhor depois! E sim, continue, não desista nunca! O sonho só morre quando é realizado =D
    e nossa, Sedex? Tudo isso é ansiedade? *-*
    Manda um e-mail para mim com seu cep para ryoko[arroba]yaoi.com.br, que assim que eu tiver o livro te passo o valor do frete e as informações para depósito ^^
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Uwwaaah *-* Pode me chamar de Su sim! De nada, gosto de ti de graça mano XD E, nossa. Não me faça morrer de infarte com isso: ' eu GARANTO que ele fica beeemmm melhor depois!' -.- Assim você me mata uhasuhauuaha E sim, isso é ansiedade *¬* Já tô enviando o e mail \õ/
    Kisu Sam-Chan ;*

    ResponderExcluir
  16. Pode deixar! ò_Ó
    XD
    Mas fica melhor mesmo, juro! e bem, está chegando!
    em breve você o terá, baby!

    ResponderExcluir
  17. Como fas pra comprar seu livro? gabriel.jorn@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Eu quero
    T-T'
    voou ter um mega ataque do coração se não ler esse livro logo
    O_O

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus!!! Adorei a resenha, já tinha adorado antes de chegar na parte que diz que eles vão se se envolver.
    E A CAPA, A CAPA! Muito linda, sério mesmo.
    E a sinopse também, ficou muito fodástica. *3*
    Assim que der pretendo comprar o livro.
    /E te achei no twitter e te segui lá(@Carol_Horikini) sua linda, OMG você gosta de BL,tipo, uma autora brasileira que gosta de BL./random *-*

    ResponderExcluir
  20. Hehehehe... #yaoifeelings
    e nhai, que bom que você tá gostando até então! eu tb gostei da capa *-*
    eu já estou seguindo de volta lá no twt =D
    E nhai, BL é coisa linda de deus, né??? *-*
    como não gostar, amar, adorar, pirar?

    ResponderExcluir
  21. Yaoi sempre merece ser lido e comprado. Fiquei encantada por uma editora ter publicado um livro com amor homossexual. De coração, fiquei muito feliz. Eu com certeza irei comprar. Temos que mostrar que há mercado para esse time de tema e que você seja um exemplo para outras autoras que queiram escrever histórias homossexuais (eu no momento estou escrevendo uma xD). Parabéns pela conquista, Samila, parece uma história maravilhosa, envolvente e profunda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Opa, eu concordo com você quero muito mostrar para o mercado editorial o potencial da literatura yaoi/queer *-*
    Muito obrigada por apoiar essa causa *-*

    beijos!

    ResponderExcluir
  23. Eu li o livro e amei S2.... muito kawaii, Samila eu te desejo tudo de bom e espero que algum dia ajá a continuação ^^ amei muito o livro S2

    ResponderExcluir
  24. Oi Gabriel! Muito obrigada! que bom que você gostou do livro! e eu estou trabalhando sim em mais dois livros relacionados a Belial! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. aii eu só li um pouco do livro no Nyah e amei!
    eu estou louca para ler o livro mas não consigo T~T

    acho você uma ótima escritora!

    beijos! <3

    ResponderExcluir
  26. Eu li o livro e adorei :33
    Queria compar so que nao acho :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baby, manda um e-mail Samila.lages@ gmail.com <3

      Excluir